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terça-feira, 30 de agosto de 2011

Manu Chao - Clandestino ( + Download do Baionarena Live Deluxe CD )

Manu Chao (Paris, 21 de junho de 1961), cujo nome completo é Jose-Manuel Thomas Arthur Chao é um músico francês. Algumas vezes usou o pseudônimo Oscar Tramor. Seu pai é um conhecido escritor galego, Ramón Chao. Manu cresceu bilíngue, influenciado pela crescente cena punk que se desenvolvia na França. Na adolescência, chegou a tocar em algumas formações, incluindo o grupo rockabilly Hot Pants, que foi bem recebido pela crítica, mas não teve muita repercussão. Após desistir do Hot Pants, Manu montou o Mano Negra, uma banda eclética com influências de música francesa, espanhola, além da forte presença do punk via The Clash. O nome é uma homenagem a uma organização anarquista que operava na Espanha na época. O primeiro single do Mano Negra foi Mala Vida, e seu grande sucesso na França rendeu ao grupo um contrato com a gravadora Virgin. Em 1992, o Mano Negra fez uma turnê pela América Latina. Mas não foi uma turnê comum: os integrantes da banda viajavam de barco, ao lado de atores e de um circo, tocando em cidades portuárias ao longo de toda a costa do continente. Um dos momentos mais marcantes aconteceu no Rio de Janeiro, durante a convenção mundial Eco 92: na Praça dos Arcos da Lapa, o Mano Negra fez um show que contou com a participação de Jello Biafra, da banda estadunidense Dead Kennedys. Em 1995, o Mano Negra mudou-se para a Espanha, onde Manu montou um projeto paralelo, o Radio Bemba Sound System, junto com outros integrantes. Essa mistura causou atritos internos, o que levou ao fim do Mano Negra. Sem banda, Manu voltou para a América do Sul e passou os anos que se seguiram viajando com seu violão e gravando apenas ocasionalmente, sem compromisso. O resultado musical de suas viagens, o disco Clandestino, foi lançado em 1998. A repercussão inicial foi tímida, mas Clandestino acabou sendo um grande sucesso na França e na América Latina (em especial no Brasil), apesar de suas letras serem uma mistura de inglês, francês, espanhol, galego e português. Músicas como Desaparecido e a faixa-título tocaram nas rádios brasileiras e tiveram ótima repercussão. Em 2000, Manu Chao participou do Free Jazz Festival, fazendo shows bem-sucedidos e presenciados, no Rio de Janeiro, por Caetano Veloso e vários artistas brasileiros. Em junho de 2001, o cantor lançou seu segundo disco, Proxima Estacion: Esperanza, com mais influências de música caribenha. Em 2005, gravou a música Soledad Cidadão, numa participação especial para Os Paralamas do Sucesso. Para além disso, Chao gravou o tema Me Llaman Calle, tema esse que é a música principal do filme Princesas. Manu Chao participou em 2010 da Virada Cultural paulista se apresentando nas cidades de Araraquara e Santos. Sua visita ao Brasil também passou por Belém. Em 13 de fevereiro de 2011 Manu Chao se apresentou no CCJ no bairro da Vila Nova Cachoerinha, zona norte de São Paulo, gratuitamente.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Who Cares - Ian Gillan, Tony Iommi e amigos (Download)

Who Cares - a união entre o lendário vocalista do DEEP PURPLE, Ian Gillan e ninguém menos do que Tony Iommi do Black Sabbath: "o mestre indiscutível de riffs pesados ​​de guitarra - que vai lançar seu primeiro single digital em 06 de maio, pela Eagle Rock Entertainment. O CD / DVD só estará disponível na Europa em 24 de maio através da earMUSIC e 27 de junho na América do Norte pela Eagle Rock Entertainment. O CD vem com duas novas faixas de estúdio "Out Of My Mind"e "Holy Water", que ira arrecadar fundos para a reconstrução de uma escola de música em Gyumri, Arménia. Além das duas músicas o single irá conter também o videoclipe de "Out Of My Mind" e um documentário de 40 minutos que mostra Gillan e Iommi envolvimento com a causa da Arménia ao longo dos anos.

Para a gravação das duas faixas a dupla montou um verdadeiro `dream team`, no teclado o primeiro e único Jon Lord, que saiu de sua aposentadoria apenas para participar do projeto! Na batera ninguém menos que Nicko McBrain, batera do Iron Maiden; no baixo Jason Newsted (ex-Metallica, Voivod, Flotsam & Jetsam e mais um monte de projetos!), e na guitarra, além de Sir Iommi, Mikko `Linde` Lindströ , do HIM..

Esse time gravou `Out of My Mind` que é o `lado A` do single, para `Holy Water` a formação foi: Ian Gillan, Tony Iommi, Steve Morris (guitarra), Michael Lee Jackson (guitarra), Rodney Appleby (baixo), Randy Clarke (bateria), Jesse O´Brien (órgão Hammond), Arshak Sahakyan (duduk, instrumento típico armeno) e Ara Gevorgyan (duduk).

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

John Butler Trio - Zebra (Winter Sports, Arts & Music - Belo Horizonte)

No Brasil, John Butler Trio já se apresentou com sucesso no ano passado. Foi esse sucesso que animou a banda a retornar mesmo com a agenda corrida. Serão três dias, três shows em três capitais diferentes. No dia 25, quarta-feira, o trio desembarca em Porto Alegre como uma das principais atrações do Festival Açaí Musical, que vai acontecer no Pepsi on Stage. No dia seguinte, o trio se abriga na lona do Circo Voador, na Lapa, para mostrar seu trabalho ao público carioca e, com fôlego redobrado, segue para Belo Horizonte, onde faz seu último show em nossas terras antes de seguir viagem.

John Butler nasceu em abril 01, 1975 em Torrance (Califórnia - E.U.A.) um pai e uma mãe americana que deixa o australiano E.U.A. em 1985 para viver na Austrália. Tal como um adolescente, John olha mais e mais a música e começou a aprender guitarra. Paralelamente a seus estudos de arte, John está a tocar na rua e ocorre em pequenos bares. Seu estilo e suas composições são rapidamente Características locais e John abandona a universidade para dedicar-se inteiramente à música. Em 1996, ele gravou um tape ele vende exemplares em 3000 e este incentiva-lo a entrar num estúdio em 1998 e lançado o seu debut eponymous álbum. Para seu segundo álbum ( "Três", em 2001) John rodeia-se com dois outros músicos para formar o John Butler Trio. O álbum é platina na Austrália e recebeu um acolhimento favorável no E.U.A., no entanto, John decide a pausa na sua carreira e foi só em 2004 a ouvir novamente (mas ainda assim um trio com dois novos músicos) em uma álbum sucesso mundial, sem dúvida "Sunrise Mais de Mar". Forever pop-rock-folk-país que o anterior bolos, John Butler e sua acolytes aborda a Europa com uma arma e títulos como "Zebra" ou "Pêssegos e Natas" só pode interpor recurso para o público. Em 2007, o trio volta com o seu quinto álbum "Grand National" subtil mistura de rock acústico reggae soul ou jazz.

Dia 27 (Sexta-feira)

Local: Lagoa de Alphavile. Nova Lima

Evento: Winter Sports, Arts & Music.

Morre Jerry Leiber - compositor de clássicos do Rock n´Roll

Morreu no dia (22/8) o compositor Jerry Leiber, considerado um dos mais importantes da história do rock. Ele tinha 78 anos e morreu devido a complicações oriundas de uma falha cardiopulmonar. Leiber (a esquerda, na foto) escreveu, junto com o parceiro Mike Stoller (à direita), músicas que fazem parte da história do rock, como “Stand By Me”, “Jailhouse Rock”, “Hound Dog”, “Young Blood” e “On Broadway”. As informações são da “Rolling Stone” americana. Para os mais distraídos, Jerry Leiber poderá não ser um nome conhecido. O mesmo não se poderá dizer das músicas que compôs e que apesar de já terem passado décadas, continuam a ser lembradas, cantadas e tocadas. Elvis Presley tinha a voz, o charme e o passo de dança mas as letras, essas, eram de Jerry Leiber. “You ain't nothin' but a hound dog”, escreveu ele e cantou Elvis. Estávamos em 1956 e o “Rei do rock 'n' roll” chegava aos tops com “Hound Dog”, a mesma música que em 2004 entrou na 19ª posição da lista das 500 melhores canções de sempre da “Rolling Stone”.

Jerry Leiber e Mike Stoller

Jerry Leiber conheceu Mike Stoller, que se tornaria no seu parceiro de trabalho, em Los Angeles no início dos anos 1970, ainda os dois eram jovens adolescentes, mal imaginando que nos anos a seguir ninguém escreveria hits como eles. Em comum tinham o amor à música, aos sons R&B, blues e pop, começando a escrever quase instantaneamente. Stoller ficava com a parte da música e Leiber com as letras. “O Jerry era uma máquina de ideias”, disse Mike Stoller numa entrevista à “Rolling Stone” em 1990. “Para cada situação, o Jerry tinha 20 ideias.” Ideias que se tornaram sucessos e que nem aos artistas actuais passam despercebidos.

A “Hound Dog” foi originalmente escrita e composta para a cantora Big Mama Thornton em 1952 mas foi quando Elvis Presley pegou nela que se tornou num sucesso planetário. Depois disso, já foi gravada mais de uma dezena de vezes por vários outros artistas. À semelhança do que tem acontecido com muitas das músicas assinadas por Leiber e Stoller, não fossem eles uma das duplas mais cobiçadas no mundo da música. O mesmo aconteceu, por exemplo, com a sua composição “Kansas City” que se tornou um hit na voz de Wilbert Harrison em 1959, tendo sido mais tarde gravada por Little Richard, The Beatles, Brenda Lee, Sammy Davis, Jr., James Brown e The Everly Brothers.

É deles também o mega sucesso “Stand by Me”, que se manteve nos tops entre 1961 e 1986, escrito para Ben E. King. As versões e covers desta música continuam ainda hoje a aparecer. Outros dos seus sucessos incluem: “Is That All There Is?”, de Peggy Lee; “Love Potion No. 9”, dos Clovers; “Ruby Baby”, dos Drifters; “Black Denim Trousers and Motorcycle Boots”, dos Cheers; “Smokey Joe's Cafe” e “Riot in Cell Block No. 9”, dos Robins; e “Searchin'”, “Yakety Yak”, “Poison Ivy”, “Charlie Brown”, “Down in Mexico” e “Little Egypt” dos Coasters. “Ele foi o meu amigo, o meu companheiro, o meu parceiro de escrita durante 61 anos. Ele tinha um jeito com as palavras. Não havia ninguém melhor do que ele. Vou sentir a sua falta”, disse Stoller à CNN, comentando a morte do amigo. Em 1985, Jerry Leiber passou a ter o seu nome no Songwriters Hall of Fame, e em 1987 entrou para o Rock and Roll Hall of Fame, ao lado de Stoller. “O mundo da música perdeu hoje um dos seus grandes poetas laureados. O Jerry não só escreveu as letras que toda a gente andava a cantar, como nos mostrou a forma como verbalizar os nossos sentimentos sobre as mudanças na sociedade que estávamos a viver depois da Segunda Guerra Mundial”, disse à AP Terry Stewart, presidente do Hall of Fame and Museu. Em 1995, estreou na Broadway um musical com base nas músicas de Leiber e Stoller, “Smokey Joe's Café”, apresentando mais de dois mil espectáculos. Com Mike Stoller e David Ritz, Jerry Leiber escreveu um livro de memórias em 2009, intitulado “Hound Dog: The Leiber & Stoller Autobiography”.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Pantera- Cemetery Gates (old version)

Pantera foi uma banda de metal americana originária da cidade de Arlington, no estado do Texas, formada pelos irmãos Abbott, Vinnie Paul (baterista) e Diamond Darrell (o nome Dimebag Darrell só começou a ser utilizado já nos 90) (guitarrista) em 1981. O baixista Rex Brown se juntou à banda no fim de 1981, juntamente com o cantor Terry Glaze. Em 1987 Phil Anselmo se tornou o vocalista. Após o desmembramento da banda em 2003, quaisquer esperanças de uma possível reunião foram perdidas em 8 de dezembro de 2004, quando Dimebag Darrell foi baleado e morto, enquanto tocava com a banda Damageplan no palco do Alrosa Villa, em Columbus, Ohio.

História

Formada em 1981, a banda atingiu muito sucesso após a primeira metade da década de 1990 quando a popularidade do heavy metal começava a cair. Inicialmente fazendo um som mais voltado ao glam hard rock, partiram então para o som mais pesado do metal moderno (ou o chamado "power-groove", termo cunhado pela própria banda pois boa parte de suas músicas possuíam riffs marcantes). O Pantera lançou três discos (Metal Magic, de 1983, Projects In The Jungle, de 1984 e I Am The Night, de 1985) antes de demitir o então vocalista Terry Glaze para a entrada de Phil Anselmo no quarto disco, Power Metal, de 1988. Na época, Glaze teria sido informado sobre assinar com uma gravadora pertencente a Gene Simmons do Kiss, mas Terry rejeitou o contrato e foi mandado embora. Os membros restantes encontraram Phil Anselmo em Nova Orleans e produziram Power Metal, uma gravação onde Phil regravou algumas canções cantadas originalmente por Glaze, além de algumas originais. De Metal Magic até I Am The Night, a banda seguiu pelo caminho do glam metal, porém com a entrada de Phil Anselmo nos vocais (que havia saido de uma banda de hard rock de Nova Orleans chamada "Razor White", que lançou um disco com outro vocalista por volta de 1991), tomaram a decisão de partir para um som mais pesado. Com Power Metal, alguns riffs do thrash metal são notados em músicas como 'Over And Out' e 'Death Trap', enquanto algumas músicas no estilo hard rock e com apelo mais comercial ainda persistem, como 'Hard Ride' e 'Proud To Be Loud'. Em 1989, a banda assinou com a gravadora ATCO, após um executivo da gravadora ter ficado impressionado com um show da banda. O material novo visto pelo executivo, era um repertório com as músicas antigas mais pesadas e as novas que eram mais pesadas ainda. Alguns 'bootlegs' com shows dessa época são encontrados na internet, e ironicamente chamados de "Glamtera", devido ao visual ainda "poser". O primeiro álbum de sucesso comercial foi Cowboys From Hell, de 1990. Neste ponto, a música do Pantera ainda era fortemente influenciada por heavy metal clássico, com vocais ao estilo de Rob Halford do Judas Priest e riffs e solos mais complexos do guitarrista Dimebag Darrell, embora o álbum também tenha começado a demonstrar um estilo muito mais extremo do que os trabalhos anteriores. O thrash metal veio a influenciar esse disco ainda mais, e músicas como "Cowboys From Hell", "Psycho Holiday" e "Domination" demostram bem isso, enquanto "Cemetery Gates" e "Shattered" ainda demonstram as antigas influências. A banda dava iníco à sua fase de Thrash/Groove ou Thrash Groovado, como denominou o pesquisador musical brasileiro Glaydson Barros. O álbum de maior sucesso foi Vulgar Display of Power, de 1992, onde os vocais em falsete foram substituídos por vocais gritados mais influenciados pelo hardcore e um som de guitarra e baixo muito mais pesados. O disco rendeu a grandes sucessos que tornariam-se hinos da banda, como "Walk","Mouth For War" e "This Love" muito circuladas na MTV. Outras como as violentas "Fucking Hostile" e "Rise" seriam mais aclamadas entre os fãs. A extensão do crescimento de popularidade deste álbum pode ser vista no sucesso instantâneo do álbum seguinte, Far Beyond Driven, de 1994, que estreou no topo das paradas americana e australiana de discos, sendo o disco de metal mais pesado a conseguir tal feito, apesar da crise de metal na América na época. Neste disco, o som tomou um rumo mais extremo, com mais berros e solos gritantes, como em "Strenght Beyond Strenght" e "Becoming". Nota-se a influência de bandas como Helmet na pesada "Five Minutes Alone" (que virou um grandioso sucesso nas rádios e na MTV) e a escandalosa "Good Friends and a Bottle of Pills". A surpresa para os fãs foi uma cover do Black Sabbath, "Planet Caravan" na última faixa. O próximo álbum, The Great Southern Trendkill, foi lançado em 1996. O álbum fez um sucesso moderado, especialmente considerando a época em que foi lançado e por ter se direcionado para um lado completamente violento, berrado e brutal da banda. Um exemplo disso é a música"Suicide Note II". O disco ficou mais no gosto dos fãs, apesar do que trazia um Pantera diferente dos lançamentos anteriores. A música "Drag The Waters" chegou a rolar de maneira considerável na MTV, porém a banda cairia em termos de popularidade. O último disco do Pantera, de 2000, foi Reinventing The Steel, incluindo os singles "Goddamn Electric" com a participação de Kerry King guitarrista do Slayer e "Revolution is My Name". Esta última seria a que mais se destacou do álbum, que era mais rock'n roll e traziam outros timbres de bateria , baixo e guitarra. "We'll Grind that Axe for A Long Time", uma homenagem ao heavy metal em si, cairia no gosto dos fãs. A banda se dissolveu depois que Anselmo saiu, em 2001. Ele buscaria outros trabalhos com bandas como Down, embora os irmãos Abbott não tivessem terminado oficialmente a banda até iniciar os trabalhos em seu novo projeto, "New Found Power". Como nas circunstâncias em que Phil Anselmo saiu do Pantera, os membros restantes ficaram no aguardo que ele retornasse, mas isso nunca aconteceu. Ao invés, Anselmo decidiu continuar com uma de suas (muitas) bandas paralelas, o Superjoint Ritual. Após o lançamento do segundo disco desta banda (A Lethal Dose of American Hatred, de 2003), o baterista Vinnie Paul (Abbott) e Dimebag Darrell (Abbott) formaram o New Found Power, que logo após foi rebatizado como Damageplan. O primeiro e único disco do projeto seria o "New Found Power", lançado em 2003. O fim do Pantera não foi amigável e, subseqüentemente, a imprensa provocou uma guerra entre "Superjoint Ritual" e "Damageplan". Entre as acusações plantadas, dizia-se que Anselmo e os irmãos Abbott tinham dificuldades em concordar sobre que direção eles queriam que a sonoridade do Pantera tomasse. Vinnie Paul e Dimebag chegaram a comentar que Anselmo os forçava a fazer as músicas que ele queria, não podendo assim experimentar e arriscar com suas gravações. Além disso, o vício de Anselmo em drogas (ele já chegou a ter uma overdose de heroína) era conhecido por causar turbulências entre a banda. Por fim, como resultado de outros problemas internos, a relação entre Phil e os irmãos Abbott se deteriorava rapidamente de uma forma geral. No meio do fogo cruzado estava o baixista Rex Brown, que participou do segundo disco do Down, A Bustle In Your Hedgerow, de 2002. No dia 8 de dezembro de 2004, um fanático do Pantera chamado Nathan Gale assassinou Dimebag Darrell a tiros na casa de espetáculos Alrosa Villa, em Columbus, Ohio, quando o Damageplan entrou no palco. Um membro da platéia, uma empregada do local e um segurança da banda também foram assassinados antes que Gale fosse morto a tiros pelo policial James Niggemeyer. Após a morte de Dimebag, uma reunião do Pantera tornou-se obviamente impossível, mas comentários públicos de Phil Anselmo após o tiroteio sugeriram que ele teria cogitado se reunir com a banda. A banda Pantera atingiu um grau de sucesso que poucas outras conseguiram.